segunda-feira, 3 de novembro de 2014

"Charniqueiras" - Queijadas de leite

Hoje, trago-vos um docinho :)

Se há coisa que eu gosto de fazer é cozinhar, particularmente doces - bolos, bolinhos, biscoitos, bolachas... You name it! 

Esta receita lembra-me imenso a minha infância - adorava ajudar a minha mãe na parte de untar e enfarinhar as formas (que me cativavam por serem mais pequenas que as de bolo), e desempenhava a tarefa com imensa concentração, sem deixar que um milímetro de forma ficasse sem farinha!

Além disso, sempre achei imensa piada ao nome. Não me perguntem de onde vem - nem a minha mãe sabe! -, mas a verdade é que sempre esteve assim no livro de receitas dela, e, obviamente, passou para o meu também :)

Só não vos deixo fotos das que fiz na passada sexta porque, por estar a trabalhar para a faculdade enquanto elas estavam no forno, deixei-as lá ficar tempo demais, e não ficaram propriamente bonitas :(

Mas não foi por isso que elas não desapareceram no espaço de dois dias, entre lanche da faculdade e "beliscadelas" em casa ;)

Ingredientes:
  • 400g de açúcar
  • 100g de farinha
  • 2 ovos
  • 400ml de leite
  • 50g de manteiga
  1. Pôr o açúcar numa tigela e misturar bem a farinha. Depois, juntar os ovos inteiros e bater durante 1 minuto.
  2. Depois de batido, misturar o leite e a manteiga derretida. Mexer bem até ficar aguado.
  3. Untar as forminhas (para pastel de nata) com manteiga e polvilhar com farinha. Repartir o preparado pelas forminhas, deixando um rebordo de 1cm.
  4. Vai a forno quente durante 20 a 25 minutos. Ao fim desse tempo, fazer o teste do palito.
  5. Depois de prontas, polvilhar com açúcar e canela (opcional).
Espero que gostem :) Se experimentarem, depois digam-me coisas :D

M.

Sem comentários:

Enviar um comentário